Carregando Post...

Precisamos ter todos os dentes para mastigar bem os alimentos? Todos os dentes precisam ser substituídos?

Acreditamos, muitas vezes, que todos os dentes ausentes devem ser substituídos para garantir uma função oral satisfatória e um sistema mastigatório saudável. Sempre pensamos que a perda dos dentes posteriores pode levar à disfunção da articulação temporomandibular, instabilidade oclusal e comprometimento da mastigação. No entanto, essa hipótese tem sido frequentemente questionada! Obviamente, alguns dentes posteriores podem ser importantes para a estética do sorriso e existem questões emocionais associadas à perda dentária. Por isso, cada caso deve ser avaliado e discutido com o paciente.

O que é mito e o que é verdade sobre substituição dos dentes?

A maioria dos pacientes busca a substituição dos dentes anteriores mais do que os dentes posteriores por razões estéticas. Em muitos casos, o custo e a necessidade real da substituição de todos os dentes ausentes devem ser cuidadosamente considerados. Outro mito que existe é que dentes ausentes devem ser substituídos para evitar os possíveis efeitos prejudiciais sobre a dentição. No entanto, existe uma diferença substancial entre a avaliação do profissional e a percepção do paciente sobre a necessidade de reabilitação protética. Muitas vezes, o paciente não tem todos os dentes e, mesmo assim, não apresenta deficiência mastigatória ou outras alterações patológicas como consequência.
Obviamente, é preciso diferenciar caso a caso. Por exemplo, se tenho uma ausência entre outros dentes teremos consequências como inclinação dos dentes próximos ao espaço e os dentes antagonistas (opostos) também mudarão de posição podendo levar a um desequilíbrio oclusal, contatos dentários que não deveriam existir.  Esses dentes precisam ser substituídos!

Arco dental reduzido

Existe um conceito chamado arco dental reduzido proposto por Kaiser e colaboradores em 1981. É desse conceito que estou falando quando me refiro a não precisarmos substituir todos os dentes. Em 1992, a Organização Mundial da Saúde afirmou que uma dentição funcional e estética requer 20 dentes bem distribuídos.  Temos muitos pacientes idosos que mantem seus dentes em boca, mas não em sua totalidade. Não devemos indicar a substituição total desses dentes, defendendo uma melhora na qualidade de vida ou mesmo da função mastigatória. Muitos pacientes apresentam alterações médicas que inviabilizam um tratamento complexo. Nestes casos podemos considerar o arco dental reduzido. Outro fator que devemos considerar é que o arco dental reduzido proporciona uma maior facilidade de higienização.
Vivemos um momento de crise e de atenção crescente a abordagens mais simples, mas, com resultados satisfatórios e essa alternativa terapêutica tem sido amplamente aceita pelos dentistas e pacientes devido ao aumento da população de idosos e às mudanças econômicas em andamento que afetam pacientes com recursos financeiros limitados. Chamo a atenção para uma abordagem mais simples e eficiente, mas, que deve ser avaliada com o dentista. Cada caso é um caso! Não se trata de uma panaceia!
 
Leitura sugerida:
 
Manola, M., Hussain, F. & Millar, B. Is the shortened dental arch still a satisfactory option?. Br Dent J 223, 108–112 (2017). https://doi.org/10.1038/sj.bdj.2017.625


Onde estamos ? clique aqui e veja o mapaFechar Mapa

Entre em contato comigo

preencha os campos abaixo e clique em Enviar Mensagem.

Telefone

(32) 3215-3313

(32) 99915-3313 (WhatsApp)

Email

atendimento@cleideribeiro.com.br

Localização

Avenida Barão do Rio Branco 2406 (sala 506), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil